Solda MIG (Metal Inert Gas) – Processo de soldagem a arco elétrico com gás de proteção.

Soldagem por arco elétrico com gás de proteção, mais conhecida como soldagem MIG/MAG, trata-se de um processo de soldagem por arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, eletrodo não revestido, fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão.

Atualmente, o processo MIG/MAG é aplicável à soldagem da maioria dos metais utilizados na indústria como os aços, o alumínio, aços inoxidáveis, cobre e vários outros.

Peças com espessura acima de 0,76mm podem ser soldados praticamente em todas as posições.

Solda TIG – Soldagem TIG (sigla em inglês de Tungsten Inert Gas) é um processo de soldagem a arco elétrico entre um eletrodo não consumível de tungstênio e a poça de fusão com proteção gasosa, sobre a qual se faz o acréscimo ou não de um metal de adição, normalmente na forma de um arame relativamente fino.

O processo manual de soldagem TIG é considerado um dos mais difíceis de todos os processos comuns utilizados pela indústria devido à necessidade de destreza do operador para manter um pequeno arco e prevenir que o eletrodo não encoste com a peça de trabalho.

Solda Elétrica - A solda elétrica é o processo de aquecimento e soldagem de dois pedaços de metal em conjunto, utilizando uma poderosa corrente elétrica. A técnica foi inventada pelo professor Elihu Thomson. Ela exige o uso de dispositivos especializados chamados de dínamo, releses, e a corrente utilizada para a soldagem em si.