Há muita variedade de caixa d’água no mercado, mas quando o reservatório terá a função de abastecer um lugar muito amplo a melhor caixa d’água é a cilíndrica, pois ela pode ter a capacidade de armazenar até 1 milhão de litros.

Mesmo sendo ideal para locais que precisam de um reservatório de grande porte, a caixa d'água cilíndrica não é recomendada para terrenos acidentados, pois a pressão d’água é inferior ao reservatório tipo taça, por exemplo. No entanto, é possível instala-la no local mais alto do terreno, pois assim a força da gravidade irá auxiliar a bomba no momento de distribuição da água.

É comum ver esse tipo de reservatório em locais com grande concentração de pessoas, como escolas, hospitais e centros comerciais.  Isso ocorre porque a capacidade máxima da caixa d’água tipo taça é 250 mil litros.

A maior diferença entre a caixa d’água cilíndrica e a tipo taça é que a segunda consegue fornecer uma pressão d’água diferenciada, e se instalada no local alto, a pressão será maior ainda.

Há ainda a possibilidade de utilizar a caixa d’água cilíndrica como reservatório para bombeiro, mas para tanto é preciso seguir algumas recomendações. É necessário ter este tipo de reservatório quando o pavimento for superior a 750 m², assim existirá uma reserva de água em caso de um acidente. É importante lembrar que a caixa d’água usada para esta finalidade tem que ser aprovada pelo corpo de bombeiro local.